quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Rita de Cassia F. C. Barbosa   RA312203266

     Linguagem Corporal e Pensamento.

     A Linguagem Corporal é inseparável do homem, segue-se em todos os seus atos, sendo o intrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ela influência, a base mais profunda da sociedade humana.
     Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isto.
     Gestos, na busca de expressão e da comunicação, fizeram surgir a linguagem corporal. Este tipo de linguagem é indispensável  ao homem, ela sempre está a nossa volta, sempre pronta a envolver nossos pensamentos e sentimentos, acompanhando-nos em nossas vidas.
     A linguagem Corporal é, assim, é uma das mais importantes formas de comunicação, da relação com o mundo e com os outros, do pensamento e da arte. Que através da mímica e dos movimentos dos olhos, dos movimentos dos membros, anuncia os sentimentos da alma.
      Ela nasce por imitação dos gestos, nasce como uma espécie de encenação, na qual o gesto indica um sentido. 
     A Linguagem Corporal nasce das emoções (medo, surpresa ou alegria), do choro (dor, medo, compaixão) e do riso ( prazer, bem-estar, felicidade, da brincadeira).
     Uma linguagem Corporal se constitui para a criança (e para todos os seres humanos) quando ela passa  (ou todos passamos) dos meios de expressão aos meios de significação.
                                            (Trechos tirados do livro de Filosofia  aut: Marilena Chaui  ed. àtica)
 

Um comentário: